Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Perda dos benefícios fiscais dos produtores rurais vai impactar nos preços finais dos produtos

Publicado por Juarez de Jesus Filho
há 5 anos

Como escrevi no artigo passado sobre a tributação no Agronegócio e a guerra fiscal entre os Estados.

Produtores rurais começaram a questionar normas estaduais editadas este ano que acabam com benefícios fiscais e elevam a carga tributária de ICMS do setor agropecuário.

Em notícia publicada no Valor Econômico, produtores rurais dos Estados do Tocantins, Pará e São Paulo, começam a senti na pele os efeitos da guerra fiscal entre os Estados e a retirada de benefícios fiscais do ICMS em suas atividades.

Os questionamentos vão da tributação de ICMS no transporte interestadual de produtos, que é em regra, da própria responsabilidade dos produtos, a impossibilidade da utilização dos créditos nas operações com insumos agropecuários que eram isentos do ICMS, e do aumento de alíquotas do imposto Estadual.

Com dito anteriormente, caberia ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), realizar a mediação e entre os Estados e discutir a retirada das isenções, o que até o momento não aconteceu.

A tendência é que o Agronegócio se torne cada vez mais alvos dos Estados, elevando a carga tributária impactando no preço final dos produtos.

  • Publicações33
  • Seguidores20
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações140
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/perda-dos-beneficios-fiscais-dos-produtores-rurais-vai-impactar-nos-precos-finais-dos-produtos/706287830

Informações relacionadas

Renan Durso, Advogado
Notíciashá 3 anos

Posso abrir uma empresa em sociedade com minha esposa?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)