Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Senado aprova novas regras para a certidão negativa de débito tributário

O projeto determina que, para emissão de certidão negativa de débito tributário, devam ser considerados apenas os fatos existentes na data do pedido de emissão da certidão

Publicado por Juarez de Jesus Filho
há 6 anos

O Senado Federal aprovou nesta última quarta-feira (21/02) projeto que simplifica a verificação de regularidade tributária. O projeto determina que, para emisão de certidão negativa de débito tributário, devem ser levados em consideração pela Receita Federal apenas os fatos existentes na data do pedido de emissão da certidão. Também estende a validade do documento para seis meses, desde a data de emissão. A matéria seguirá agora para a Câmara dos Deputados.

Conforme o Código Tributário Nacional, os entes federativos (União, Estados, Municípios e o Distrito Federal) podem, quando necessários, exigir a certidão negativa de quitação de tributos, certidão essa expedidão essa espedida a pedido do contribuinte e contém informações de identificação da pessoa física ou jurídica, como: domicílio fiscal e remo de negócio ou atividade.

O Senador Armando Monteiro, justificou que a exigência de certidão negativa é um dos maiores obstáculos a atividade empresariais, especialmente de contratações com o Estado. Conforme o Senador, "Em inúmeros casos o contribuinte se vê obrigado a quitar débitos, mesmo que os considere indevidos, apenas porque, sem o pagamento, não pode continuar exercendo sua atividade."

Dispõe o projeto que a certidão tem efeito declaratórios de regularidade fiscal para todos os fins inclusive na hipótese de concessão de benefícios fiscais. Ainda estipula que a verificação de regularidade com o fisco será feita levando em consideração os fatos existentes até a data do pedido de emissão da certidão e determina que a certidão seja válida por seis meses desde a data da emissão.


  • Publicações33
  • Seguidores20
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações228
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/senado-aprova-novas-regras-para-a-certidao-negativa-de-debito-tributario/548024876

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)